top of page

QUAL A MELHOR CÂMERA PARA INICIAR NA FOTOGRAFIA?

Atualizado: 7 de fev. de 2021


A pergunta que todo ser vivente já se fez quando foi picado pelo bichinho da fotografia. “Qual a melhor câmera para eu começar?”


Categoricamente eu te respondo: a que seu dinheiro puder comprar!


Se seu orçamento cobre uma câmera de entrada, vai de câmera de entrada… se seu orçamento cobre uma câmera top de linha como uma 1DX da vida… vai nela!


Aí você me pergunta: “mas Davi, o ideal não é eu comprar uma câmera de entrada e evoluir passo a passo?”. Sim e não, meu jovem gafanhoto!


Conhecendo a realidade financeira da maior parte da população brasileira combinada com os impostos abusivos que os eletrônicos chegam ao território nacional, a trajetória normal é iniciarmos com um equipamento de entrada, conseguir uns trabalhos utilizando esse equipamento, e aos poucos investir em equipamentos melhores. Há o risco de a fotografia não ser a sua praia e você se desinteressar pela atividade, logo o investimento na câmera não foi tão alto e você consegue revender com mais facilidade pois o que não falta no mercado são pessoas iniciando na fotografia em busca de um equipamento pra fotografar (não é mesmo?).


Certo, mas qual a vantagem de iniciar em uma câmera top de linha então?


A primeira coisa: você vai ter um equipamento que vai durar muito… mas muito mais. A vida útil desses aparelhos é mais longa, sua construção é mais robusta e com materiais de melhor qualidade, logo você não vai precisar fazer um upgrade de equipamentos nos próximos anos. Outro fator que joga a favor dessa opção é o fator de revenda, esse tipo de equipamento tem uma desvalorização bem menor que os modelos de entrada, assim fica mais fácil revender com um valor mais próximo ao que você comprou! Mas afinal o que eu devo observar antes de comprar um equipamento? Canon, Nikon, Panasonic, Sony, Tecpix??? Veja bem: Primeiro ponto é a assistência técnica. Pesquise muito sobre como é o pós venda do equipamento, se eles possuem assistência técnica aqui no Brasil (se você residir no Brasil, claro) quanto é o tempo da garantia e dá uma espiadinha no Reclame Aqui.


Segundo ponto: um corpo, muitas lentes. Se você optar por uma Canon, saiba que ficará refém de lentes Canon, a menos que você use adaptadores e outras gambiarras. Confira se o valor dessas lentes compensa fazer a escolha dessa marca. Compare as lentes entre as fabricantes, vejas os modelos que podem oferecer mais variedade e tecnologia. As vezes um corpo de câmera barato pode não ser interessante se você ter que comprar três lentes caríssimas.


Terceiro ponto: experimente! Se possível: fotografe! Pegue o equipamento, sinta o peso, a ergonomia, veja o sistema operacional da câmera em resumo: goste do equipamento! Se tiver na dúvida, pense mais um pouco. Você tem que sentir prazer ao fotografar, entenda que um equipamento bom pra mim pode ser ruim pra você. E só faça o upgrade de equipamento se você tiver plena certeza que esgotou tudo o que ele poderia oferecer, é mais fácil colocar a culpa na câmera do que na ausência de técnica fotográfica!


Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários. Quer ver algum assunto aqui na página? Deixa nos comentários também!


Até a próxima!

Davi


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page