Já tentou tirar uma foto com a janela atrás do modelo e a foto não saiu como esperado? Ou o modelo sai completamente escuro ou o fundo estoura e fica todo branco. Mas e aí, o que acontece?
Acontece, meu caro e minha cara que você tem uma quantidade enorme de luz vinda da fonte diretamente para sua câmera.
Nosso olho é um aparato ótico avançadíssimo e conta com a ajuda de um poderoso “software”: nosso cérebro que ajusta muitas imperfeições do ambiente, faz a leitura, interpreta os dados e nos fornece uma imagem o mais perfeita possível. Infelizmente ainda não há câmeras tão avançadas assim, ou pelo menos para nós meros mortais. Dito isso você tem que entender como a câmera “pensa” para ajudá-la o máximo possível a fazer aquela foto e atingir o resultado desejado.
A câmera faz uma medição da luminosidade ambiente chamada fotometria (medição de luz, literalmente). A fotometria pode ser realizada de várias formas.
Há a medição parcial onde a câmera mede a luz na região central do visor,
há a medição matricial que mede em toda a imagem e a medição pontual, onde apenas um ponto ou pequena região da imagem é medida
e a ponderada onde é um equilíbrio relativo entre as medições matriciais e parciais. A partir dessa medição a câmera calibra os seus ajustes.
Logo se há uma fonte de luz muito forte como é o caso da janela, a câmera vai diminuir a entrada de luz, escurecendo todas as regiões do quadro, ao reduzir a entrada de luz chegamos à fotometria ideal para o assunto na janela mas as áreas que não estavam tão claras assim são escurecidas além do ideal, como é o caso do modelo.
Como podemos resolver isso?
Trabalhando com uma incidência de luz maior ou igual à luz que vem da janela.
Fotometrando no plano de fundo, a câmera vai ajustar as configurações para a alta incidência de luz logo vai escurecer o modelo é neste momento que entra a sua fonte de luz artificial (com maior ou igual intensidade de luz que a janela) e equilibra a cena! Tentei explicar da forma mais simples possível utilizando a menor quantidade de termos técnicos possíveis!
Espero que tenham gostado e sido útil para sua prática fotográfica!
Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.
Quer ver algum assunto aqui na página? Deixa nos comentários também!
Até a próxima!
Davi
Comments