Não pode ler agora? Ouça esse conteúdo no nosso canal do Telegram. (clique aqui)
Hey Dreamers, como estão, tudo bem?
Vejam o vídeo abaixo e tentem imaginar como foi a sua produção, roteiro, gravação...
E aí, viram? Pois então qual vai ser o assunto de hoje? Hoje vamos falar sobre: ADAPTAÇÃO!
Como todo mundo deve saber (não sei se você esteve no planeta nestes últimos tempos), estamos sendo acometidos pela pandemia do novo coronavírus e todos nós estamos em quarentena, ou pelo menos os que podem deveriam estar em isolamento social .
Beleza, o que isso tem a ver com o assunto de hoje? Tudo!
Muitos de nós somos freelancers e trabalhamos por conta própria; alguns trabalham para agências ou empresas (eu já trabalhei para empresas e atualmente trabalho por conta própria) e principalmente para quem trabalha por conta própria, os clientes simplesmente desapareceram!
E agora? O que a gente faz? Tentamos nos adaptar à nossa realidade. Ok, certo, mas por que eu mandei esse vídeo da Juliana com patins, super alegre e carnavalesco?
Calma, vamos por partes...
A adaptação é a palavra chave para o sucesso de um filmmaker, de um fotógrafo ou basicamente para quem trabalha com Mídias e Tecnologia. Como vocês devem bem saber, na hora dos testes a tecnologia tá toda OK, tudo certinho funcionando e operante; quando vamos pra hora H, PAM! Dá uma pane daquelas no momento que você mais precisa. Isso fica ainda mais tenso quando estamos trabalhando em externa ou ao vivo. Pânico? Nada disso! Você tem que estar preparado e sempre tem que pensar no plano B (em alguns casos no C, D, E…) Agora vem a parte que todo mundo gosta de saber: OS BASTIDORES!
No dia da gravação estava tudo certo para fazermos apenas uma diária de um vídeo relativamente simples: apenas uma câmera, uma atriz (Julie) e eu levei um amigo (Daniel) para me ajudar. A ideia principal era fazer um vídeo super alegre e alto astral para o lançamento do novo patins da marca. Chegou no dia, o tempo simplesmente virou, caiu uma chuva do nada e não tinha previsão de parar. O que era uma locação alegre, ensolarada e carnavalesca em poucos minutos tornou-se chuvosa, escura e cinzenta (e molhada, muito molhada).
O primeiro pensamento: cancela a gravação! O que seria um grande problema pois uma diária seria jogada fora e teríamos que remarcar a agenda dos três. Fora de cogitação!
Segundo Pensamento: como vamos gravar na chuva? Aí entra um fator muito importante nessas situações: MINDSET! já está bem manjado o termo, eu sei… mas pra quem não sabe Mindset é basicamente sua programação mental, a forma que sua mente está formatada para encarar as situações.
A chuva estava ali não é algo que você pode brigar contra, não é algo que pode parar ou controlar, então o que você faz com a força maior? Tenta utilizar ela ao seu favor. Focar na solução do problema e não ficar paralisado pelo problema em si.
Você deve estar pensando que papo mais coach motivacional… Acaba sendo real: se você focar só no problema acaba não liberando sua mente para pensar na solução! É bem diferente de NEGAR o problema e fingir que não existe. Ali naquele momento comecei a pensar nas formas que poderia usar a chuva a meu favor.
Para quem estuda dramaturgia e roteiro sabe que o protagonista de qualquer história precisa de um “antagonista” para mover a história e desenvolver a narrativa. E lá estava o antagonista perfeito! A chuva quase sempre estraga os planos de quem quer fazer uma atividade ao ar livre! Por que não usar isso no vídeo?
A personagem estaria triste pois não poderia patinar por conta da chuva e através de um de uma revira-volta ela consegue patinar e fica feliz. Esse sentimento de felicidade ganha força por que anteriormente havia um opositor, uma antagonista.
Quem assiste esse vídeo simplesmente não percebe que quase deu tudo errado, claro que gravamos em outro dia mais ensolarado, mas nós não perdemos aquela diária e reforçamos o sentimento de felicidade. Agora que você sabe ideia inicial parece meio fraca: simplesmente fazer um vídeo legal de patins, feliz e bonitinho.
Espero que vocês tenham captado que a adaptação pode mudar muito o resultado final de uma produção. Lembre-se sempre: quando tem alguma coisa que parece estar muito errado e contra o que você tinha planejado, pense em usar isso para dar força no seu trabalho e pense em utilizar isso para a nossa nossa profissão. Como podemos estar em constante melhoria?
Enfim isso a gente pode aplicar a nossa nossa realidade agora, à nossa profissão, nosso trabalho com isolamento social, adapte-se e foque na solução! Espero que você tenha gostado!
Make your Dreams!
Grande abraço e fui!
Ah, temos conteúdo como esse em primeira mão no nosso grupo do Telegram !
Comments