top of page

COMUNICAÇÃO, GESTÃO E EMPREENDEDORISMO


Na última década o advento das Startups tornou-se um fenômeno na esfera dos negócios em tecnologia. O acesso à informação, a popularização da informática e tecnologias e a necessidade de resolver problemas do mercado de forma rápida, assertiva, econômica e eficaz foram os propulsores para uma grande onda de empreendedores invadirem o mercado com suas ideias e projetos na promessa de revolucionar o mundo. Grande parte desses empreendedores não sobrevivem ao cruel mercado profissional, por falta de estrutura, organização e planejamento financeiro.


Não basta ter uma equipe qualificada, ferramentas ideais e muito menos uma ideia inovadora para garantir o sucesso de um projeto embrionário de uma Startup. O primeiro passo fundamental é estudar minuciosamente o público alvo e o cenário do nicho que se pretende atuar; as oportunidades e ameaças, as fragilidades e forças. Conhecer as dores dos futuros clientes, a melhor forma de oferecer suas soluções com a maior rapidez e baixo custo. A otimização de processos, conhecimento em tecnologia e programação e estratégias de marketing como Growth Hacker são fortes aliados para conquistar a liderança de mercado.


Após traçar um sólido Plano de Negócio o próximo passo mais importante é apontar para onde virá a fonte de capital para fazer o negócio funcionar. Tratando-se de Startups as possibilidades não são poucas, partindo de capital próprio ou de pessoas próximas até recorrer a instituições financeiras e acadêmicas. Uma boa saída é verificar se há grandes investidores do nicho que se pretende atuar. Por exemplo, uma plataforma de agências de turismo dedicada à usabilidade de clientes maiores de sessenta anos; instituições fomentadores do turismo e da saúde do idoso são investidores ideais para injetar capital no negócio.


A imagem e voz da Startup ficam a cargo do Plano de Marketing, do estudo de Branding e do desenvolvimento e posicionamento de sua marca. Ter uma marca forte que estabeleça uma comunicação direta com sua comunidade e inspire confiança nos clientes é fundamental para as empresas reafirmarem seu papel no mercado e conquistarem cada vez mais espaço nesse território tão disputado das startups.



Escrito por Davi Arteac

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page