top of page

5 DICAS PARA TIRAR BOAS FOTOS COM OS CELULARES


Não consegue tirar AQUELA foto com o celular? Fica frustrado por não ter a foto com o resultado que esperava? Então deixa eu te contar algumas dicas bem simples para resolver esse problema, seguem as dicas:










1 - TRATE SEU CELULAR COMO UMA CÂMERA POIS ELE É!


Você já percebeu a forma como segura o celular, faz o clique na tela tão rápido e quase sem planejamento? Então, meu pequeno gafanhoto, a partir do momento que você pegar o seu smartphone para fotografar lembre-se de tratá-lo como uma câmera.


Observe a tela, o enquadramento, neste caso vale a pena ativar o grid auxiliar, assim você pode enquadrar o assunto com mais facilidade. Relaxe os ombros, junto os cotovelos ao corpo para dar mais estabilidade e explore os planos, não se limite a fotografar na altura dos olhos, ajoelhe, agache, suba em um banquinho, enfim!


Faça de seu aparelho uma verdadeira câmera e isso vai melhorar a sua percepção de composição fotográfica! Falando nisso temos uma aula de composição fotográfica lá no canal do Youtube, corre lá!


2 - QUALIDADE DA IMAGEM RUIM OU GORDURA NA LENTE?


A imagem está turva, sem foco ou definição?


Pode parecer muito básica essa dica, mas é justamente aí que vejo muita gente errar! Limpe a sua lente antes de fotografar. A gente acaba manuseando muito o celular com a mão suja ou suada, isso acaba engordurando a lente da câmera e impede a entrada correta da luz no sensor que já é muito pequeno em relação às câmera fotográficas e atrapalha na hora de fazer o foco!


3 - PERCEBA DE ONDE VEM A LUZ


Como falei no tópico anterior, os sensores dos smartphones são muito pequenos e precisam de uma quantidade maior de luz para entregar uma boa qualidade de imagem fazendo o uso de uma gama de recursos de digitais e não apenas ótico!

Neste caso a dica é: faça um bom uso das luzes do ambiente, lâmpadas, abajures, luz natural, janelas, velas, lanternas… vale tudo para preencher a iluminação do quadro, de forma a criar um aspecto bem mais profissional.


Extraia o máximo do princípio da iluminação de 3 pontos (também temos um vídeo lá no canal do youtube falando sobre isso) e se possível sempre fotografe com a incidência de luz a favor da câmera, ou seja: em um dia de sol fique de costas para o sol e de frente para o modelo (a menos que sua intenção seja fazer uma foto de silhueta).


4 - CÂMERA NO MANUAL!


A grande maioria das câmeras dos smartphones oferece a configuração manual.


Essa é uma excelente opção para quem busca extrair o máximo da capacidade do aparelho. Com ela você pode controlar os parâmetros de acordo com sua necessidade e ambiente e não simplesmente deixar o software escolher por você. Dá uma olhadinha aí nas configurações, quase certeza que tem essa função.


Se não tiver, há aplicativos de câmera que podem te ajudar, um deles é o Open Camera.


5 - EDIÇÃO MANUAL X FILTROS PRONTOS


Nada contra os filtros prontos do Instagram (que eu já usei muito) ou até de outros aplicativos como o Lightroom ou Snapseed.


Na hora da praticidade, se você não quiser uma edição muito trabalhada ou detalhista, eles são uma boa opção, mas sempre é bom saber o que cada ajuste faz, como operar cada parâmetro; assim você pode aplicar um filtro e fazer ajustes finos manualmente, você gostou da cor de um filtro mas a foto saiu muito “estourada”... vai lá na exposição e ajusta!


Quer dar mais um toque dramático? Aumenta um pouco o contraste e joga a “claridade” e “textura” lá pra cima.


Enfim, estude e entenda o que cada coisa faz mesmo usando o modo automático, você terá maior controle de sua fotografia e terá o resultado mais próximo de suas expectativas!


Ficou alguma dúvida? Quer ver algum assunto abordado aqui?


Deixa seu comentário!!!


Grande abraço!


Davi!


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page